Pegadinha




Relendo meus escritos, achei um de julho de 2019 em que abordava pegadinhas como tema central. Durante quase estes onze meses passados acabei me aprofundando no assunto. Com o auxílio do Youtube, revi todas as melhores pegadinhas em que laurearam Ivo Holanda como o precursor deste tipo de entretenimento no Brasil. É incrível a capacidade deste paulista octogenário, de origem circense e talvez por causa desta origem, é que Ivo faz de uma pegadinha uma coisa tão natural, como uma extensão da sua personalidade, de fato trata-se de um dom. O que me pergunto é porque durante os últimos onze meses estou mergulhado neste universo das pegadinhas, e a resposta veio hoje: é porque estamos dentro de uma pegadinha com a eleição de Bolsonaro. Este bufão, assim como Ivo Holanda, não sabe medir suas ações, de modo que o sentimento que passamos no Brasil é de uma pegadinha. Bolsonaro está no campo do humor, e tal campo é cruel , pois para acontecer necessita criar, e para criar sempre tem que esculachar alguém, como numa pegadinha.  Ivo Holanda pode esculachar, pois é um humorista, todavia Bolsonaro não pode ou deveria se comportar como um humorista, afinal é o presidente. Escrever serve para saber que tipo de mal- estar temos, e hoje descobri que esta minha fixação por pegadinhas é fruto da realidade sociopolítica que me encontro como brasileiro. Não é nenhuma perturbação mental minha, mas sim do país: ufa que alívio, espero parar de querer assistir a pegadinhas a partir de agora ou será que só pararei quando o presidente sair? Creio ter desenvolvido pouco a questão do papel do humorista, afinal para uma pegadinha dar certo é necessário que a presa caia. No caso do Brasil me parece termos caído em situação semelhante, ou seja, elegemos um sujeito sem noção, e principalmente em ter uma característica inerente ao humorista, que é não ter medo da morte. Ivo Holanda tem prazer em ferar suas vítimas, não se importando se sua vida está em risco. Vejo isso em Bolsonaro também: uma admiração pelo mórbido, pelo perigo da iminência da morte. E o pior é que Bolsonaro acredita mesmo que seu passado de atleta te deixará imune a tudo e a todos. Assim fica difícil entender e dialogar com este presidente. Devo continuar com minha fixação em pegadinhas até quando isso continuar: me conheço bem. Estamos vivendo em uma grande pegadinha e temos um chefe do executivo que não entende patativas da história do Brasil, e por isto, deve ser deposto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films