Gestão estratégica


No competitivo mundo corporativo a comunicação, alinhada a um planejamento estratégico eficiente, faz com que a empresa logre ou não êxito no atual cenário econômico mundial. Óbvio que se o produto ou o serviço for de qualidade duvidosa, nesse caso não tem comunicação estratégica que o salve, que faça milagres, mas como todo e qualquer produto/serviço nunca foi e nunca será perfeito, ou seja, não suscetível há erros ou deformidades, cabe então ao gestor estratégico da área de comunicação da empresa fazer a sua parte para melhorar a imagem do serviço/produto, exponencialmente. Não que venderemos outro produto/serviço do que foi mostrado, mas cabe ao profissional da comunicação estratégica dar o “acabamento” ou a maquiagem que o produto/serviço precisa para alavancar-se no mercado de trabalho. Não é possível enganar o consumidor por tanto tempo. O produto/serviço tem seu próprio público-alvo, e cabe então ao comunicador estratégico a função de transformar a sua imagem, mas jamais mentir sobre o produto/serviço a ser vendido: até mesmo porque a época de consumidores inocentes não existe mais em função do advento da internet, onde todos tem acesso à informação, óbvio que em maior e em menor grau. Enxergando as peculiaridades do mundo corporativo contemporâneo, estes fatores serão os decisivos para se obtiver êxito em um lançamento, ou até de sua manutenção, de um produto ou um serviço no mercado de trabalho atual. Desta maneira se tem sucesso ou fracasso na comunicação estratégica, verificando sistematicamente todas as nuances para que aquela ideia inicial decole ou fique estagnada. Todas as informações têm que serem checadas desde muito cedo, incluindo importantes as estratégicas de pesquisas para que o seu produto/serviço saiba o que o seu público-alvo quer ou necessita. A equipe de comunicação tem de estar enturmada e gostar trabalho coletivo em prol de um resultado positivo mais adiante; isso faz toda a diferença entre ter êxito ou não no sucesso de um produto ou um serviço; por isso senso de companheirismo nunca pode faltar na equipe, até mesmo porque uma área depende da outra para que o produto decole. Ou seja: se não existir uma pesquisa apropriada para os mais importantes problemas da gestão de comunicação nada adiantará se quem escreve os textos não tiver tais informações, ou seja, as informações de pesquisa é que orientará a equipe a executar o plano de uma gestão de comunicação vitoriosa.

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