Legalize Já !



Hoje faço um texto que podemos chamá-lo de lupa, sim aquelas ocupações que passam despercebidas, mas nós aqui não deixamos isso acontecer, e é o seguinte: desde dezembro do ano passado tenho observado uma ocupação bastante peculiar: um tanto quanto “Narcisista-Sádica”, é verdade. Refiro-me ao ator de pegadinhas. Já analisaram o lado psicológico dessa ocupação (humana)? Como pôde, o ator ser tão kamikaze?  O fato do ator já saber o ato que receberá, e esses por vezes, ser inesperado, por essas e tantas que vou explicar, ou querem que desenhe? Brincadeira, não sei desenhar, queria até saber ( me disseram que através da pintura você consegue chegar ao nirvana, ou seja, a capacidade de não pensar em nada ). Contudo a profissional de pegadinhas tem muitos pontos ruins a seu favor, como exemplo de não terem suas carteiras assinadas por ser um trabalho autônomo. Quando alguém te chama é porque teve alguém que teve uma ideia de pegadinha nova. Essa é imitada em todas as línguas possíveis do planeta Terra, resultando, assim, em poucos trabalhos sazonais durante o mundo, afinal não assim que nasce uma inspiração para “bolar”, “estratreguar” uma boa pegadinha. Fato, também, é que existe pegadinha “ruim pra dédeu” ( O João Kleber Show que o diga: só horas e horas uma gostosa mostrando somente seu genital em diversas posições e amplitudes, vendo de fato a forma vestida do “bacuru” da atriz, ou seria strepeer  ) ?. Isto, vocês que me perdoem quem não concorde, não é humor, e portanto pegadinhas. Piadas de baixo calão apelando para o lado sexual é , sem duvidas alguma, tem outro nome, é putaria, isso tem é outro nome. Tenho certeza que o pessoal ainda assisti ao seu programa na rede TV ( a rede que mais cresce no Brasil. Será mesmo?) , para tocar uma bronha e ir dormir no fim do domingo. O ator de pegadinhas , além de não ter carteira assinada nem plano de saúde, erradamente não acresce no final do mês seu holerite do adicional de periculosidade ( afinal, vocês não acham perigoso esse negócio de pegadinhas? Vai que dia o ator pega um cara ou uma moça explosiva e o ator se machuca de verdade, um adicional de perigo não seria justo para essa profissão arriscada? Creio que sim). Além do mais o profissional de pegadinhas tem de fazer inúmeros cursos de teatro, interpretação, sósia etc. Na realidade a maioria deles são atores com DRT e tudo o mais ( formados em  faculdades federais etc. ) e só conseguem este tipo de papel para representar após tanto esforço estudando há tanto tempo, ele aceita o serviço para , por fim, ter grana para sair da casa da sua mãe e ser dono de sua vida de uma vez por todas. Além do lado físico o ator é obrigado a estudar também o lado comportamental da vitima. Vejemos um exemplo : o cara “ o ator” chega do nada e encosta bem pertinho de você ( a vítima ), e diz: sujou, perdeu!! Para escolher o abate certo , o ator tem a obrigação de antever carateres das pessoas abordadas (
vitimadas) . Nunca entrei em pegadinha nenhuma , digo essas de TV . Contudo teve uma certa vez, talvez uns treze anos atrás, que acordei ressaquiado e coloquei meu primeiro short. Quando andava pela orla de Salvador,surgiu um gordinho do nada: o cara da TV Bahia há algumas décadas já, Thiago Mastroianni . Assumidamente  torcedor do Vitória, viu o short que vestia do time do coração e veio na minha direção pedindo entrevista , “ é rapidinho”, dizia ele. Disse com a cabeça que sim. A entrevista se tornou uma pegadinha porque ele só falava do meu short, e eu querendo negar, explicando que fora o primeiro que vi, mas não olhei, do guarda roupa, e por isso dizia que não falar do Vitória. Ele sabia o porque : estávamos na terceira divisão. Me lembro que a última coisa que disse a ele foi que não conseguia torcer para time de massa jogar na terceira divisão, imagine o Vitória que nasceu 1899. Ele tava puto com o time, veio escolher outro mais puto ainda para entrevistar: deu merda, deu pegadinha porque ficou no ar, e isso meus amigos que assistiram que me contam, ficara no ar aquela disputa entre entrevistado e entrevistados de qual odeia mais o Vitória: empatou, e a matéria foi mais de bate-boca do que a situação do Vitoria da época, inclusive bem parecida com a atual, ou seja, a terceirona nos espero em 2020, acho que a caída é certa e caceteira: nem se Messi viesse jogar no Vitória, ele pegava umas macumbas bravas dos torcedor do Bahêa e não jogaria nada, porque no Vitória é assim: tem que duvidar de tudo. O Vitória tem uma capacidade extra, além do futebol ser uma caixinha de surpresas, o Vitória é azarado como uma peste. Experiente trinta anos mais que seu rival, o time ainda não conseguira um titulo nacional, e quem dirás internacional, este último nem o bicampeão brasileiro tem ( liberdadores ou sul-americana )
Então, estávamos escrevendo a respeito das pegadinhas na TV e o papel importante destes “atores de canudo”. O que quero dizer é que parece ser fácil ser ator de pegadinho, porem ledo engano: negativo, não é fácil não, porque além da adrenalina física do momento do “bote final”, o ator tem estar bem mentalmente para que, após as filmagens, ele também não desenvolva algum distúrbio de cunho emotivo-nervoso, e não tenha o devido cuidado , já que a profissão não fora legalizada e não conta ainda com o beneficio do plano de saúde; então legalize-a já !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films