O Outro Lado Da Esperança

O Outro Lado Da Esperança, dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki, Finlândia/Alemanha, 2017. Sou suspeito em escrever sobre o diretor, pois sou fã de carteirinha dele desde o seu último trabalho antes desse: O Porto, de 2011. Em entrevista, em Berlim, o diretor o porquê desse hiato de seis anos para fazer outro filme; ele disse: “ parar entrar no Set tenho que , primeiro fazer o roteiro. E essa é a tarefa mais difícil, e por isso, não faça filmes todos os ano, porque uma ideia bacana e com robustez não acontece a todo momento, é preciso que as coisas estejam muito bem amadurecidas para eu sair do roteiro e chegar na direção, porque, pra mim, não rola intermediários entre roteiristas e diretores”. Ou seja: em outras palavras ele diz que só faz roteiros para ele mesmo filmar, postura esta que varia de pessoa pra pessoa, mas que, sem dúvidas, ajuda no resultado final do filme. A repórter insiste: “Acho estranho o senhor demorar cinco anos a fim de mexer ou tocar no mesmo tema: a imigração. O diretor, já nervoso responde: “ De fato o tema da imigração está nos meus dois últimos filmes, assim como as personalidades “caladas” dos meus atores, mas se prestasse mais atenção, veria que são tramas completamente diferentes , e em épocas diferentes nesse mundo tão corrido de hoje, onde uma informação de cinco minutos atrás pode não valer pra mais nada; sugiro então que a senhora assista novamente meu filme, e então , depois conversamos, ok?”. A repórter responde de voz baixa: “ok, me desculpe então”. Mas vamos aos fatos, porque contra esses não há argumentos que se sustentem. Sentamos na sala de cinema e logo deparamos com uma cena/fotografia catarse, que é: uma pessoa de sexo masculino desembarcando de um contêiner, com carvão dos pés a cabeça,num porto da Finlândia. Trata-se de um fugitivo de guerra, mas precisamente: um sírio da capital Allepo, que perde quase toda sua família porquausa de uma bomba Tomarok jogada pela Rússia, do Putin.
Em Allepo o protagonista só não perdeu quase toda porque ficou, assim como ele, viva uma irmã; esta que o protagonista tanto tenta achar para protegê-la. Entretanto quem protege, mesmo, o protagonista é um senhor finlandês na faixa dos seus quase sessenta, dando abrigo e trabalho quando nosso protagonista é caçado por uma gangue não simpatizante por imigrantes, e se estes forem oriundos de lugares como a Síria, por exemplo, nem pensar! O titulo do filme “ O outro lado da esperança” meio que explica a relação desses dois personagens. Um comerciante que abandona a carreira de vendedor de roupas para dono de um bar mixuruca , por ter tido a sorte de ganhar uma bela grana em uma partida única de Pooker. Do outro lado todos já sabem: estava mais um foragido de guerras que usam a religião para se expandirem, mas que na verdade todo mundo sabe que é por questões comerciais e/ou financeiras, como o petróleo, diamantes etc.

A mensagem que o filme passa é de que apesar de tantas guerras, ainda vale acreditar no lado humano do homem , e não no seu lado da cobiça desvairada, pois “Trumps” sempre irão existir, assim como “Mandelas” ou “Madres Terezas de Calcutá”. Filme vencedor de melhor direção no último festival de Berlim, e com louvor. O filme é o indicado pela Finlândia ao Oscar 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films