Atrás do Trio Elétrico Só Não Vai Quem Já Morreu.

Foi atrás de um trio elétrico e com muita cerveja tomada é que senti uma sensação de baianidade que jamais me esquecerei. Isso deve fazer uns cinco anos, alguns anos depois que disse não a São Paulo e voltei a Salvador. As dúvidas estavam reinando meus pensamentos; será que tinha tomado a decisão correta? Certa ou não estava de volta a Bahia e o carnaval me chamava. Estava na merda pensando em Sampa e meu pai consequentemente. Resolvi deixar as dúvidas de lado e aceitei o convite de um primo para ir para Ondina aos quarenta e cinco do segundo tempo. Adentramos pelo povão até próximo ao hospital espanhol, após o farol de Barra. Tínhamos lido no jornal que o trio sem cordas de Daniela Mercury era mais manso e a galera mais politizada, por isso não tinha tantas brigas e além de tudo era uma galera meio que “intelectual independente”. Ficamos tomando uma breja nas redondezas do farol e por via e vezes “bulindo” algum sorriso solto e gaiato de algumas que esperavam a atração, como nós. Quando a Daniela surge do trio e dá sua primeira gritada vemos os tamanhos dos olhos da dita cuja; esgoelavam-se pelo tamanho na face da cantora de tanto pó que cheirava antes de subir no trio para comandar-nos por mais de quatro horas até Ondina. A missão era esta, e estava lá eu e meu primo Lourenço para cumpri-la. O som começou e ficamos meio sem fé, já que o público estava com pouco mulheril, inclusive. Chegando pela ladeira do clube espanhol ( que não é mais clube) a turma começou a aparecer e aí estávamos no meio da muvuca. A direção para chegar em nossa missão estava no mais próximo ambulante que vendia “três piriguetes a cinco real”. O bairro de Ondina ainda tinha uns bons quilômetros dali. Não tinha de fato pra onde ir, era pegar a cerveja e continuar esperando o circuito acabar. Fato é que de pernada em pernada ou de cerveja atrás de mais outra,que a coisa começou a ficar ofuscante. Daniela vendo olhou-me e puxou o refrão: “ Olodum é sertanejo resistente!”, e os tambores vieram arrebentando tudo e todos saindo do chão. Daí entrei na onda; comecei a cantarolar as antigas canções do Olodum e me senti incrivelmente bem. Senti amavelmente abraçado novamente por minha cidade natal, as pazes estavam feitas, ao menos por aquela noite

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films