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Eu Me Lembro

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Eu Me Lembro , dirigido e roteirizado por Edgard Navarro, Bahia/Brasil,2005. Por motivo de uma forte caganeira, não pude fazer perguntas ao diretor após a sessão, tais como: até que ponto o filme é ficção ou foi real, como por exemplo na cena em que seu alter ego fala para o pai que foi ele o responsável pela morte da mãe, e ainda que ele deveria ser proibido de ter família. Outra pergunta que gostaria de fazer era se o pai de Navarro falou de fato ao seu irmão mais velho que o tal deveria se jogar do elevador lacerda após engravidar sua namorada. Até que ponto estes fatos foram reais ou inventados para se ganhar um edital que, por muitos anos, não rolava na Bahia nos inícios dos anos 2000, como o próprio menciona após minha volta do sanitário. Outra pergunta que gostaria de fazer era se Navarro , após inúmeros conflitos familiares, se internara e tomara muitos anti-depressivos ao ponto de ficar um morto-vivo, como interpreta eficazmente seu último alter ego, ator. No cin...

Como Mudar Sua Mente

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Como Mudar Sua Mente , dirigido e narrado pela mesma pessoa que escreveu o livro de título honônimo, Michael Pollan, EUA, 2022. A série da Netflix, composta por quatro capítulos, aborda quatro tipos de “remédios” naturais, sendo um em cada capítulo, que são pela ordem: LSD, Psilocibina, MDMA e a Mescalina. Começarei pela mescalina; esta oriunda de pequenos hectares de terra do México e dos Estados Unidos, e que demoram quinze anos para crescer. O documentário nos mostra o processo de cura de alcoolismo e drogas de um índio norte-americano; este pede ajuda a um tio, e prontamente tal tio apresenta a mescalina ao sobrinho. É montado uma cabana para o ritual de cura, semelhante ao que seus antepassados faziam desde bem antes das colonizações. Dos quatro “remédios” , a mescalina é a única que não é ilegal, assim como acontece no Brasil com a Auasca, que são declarados como rituais sagrados ou religiosos dos povos originários, aqui e lá. Pois bem, é também fundamental dizer qu...

O Jogo Que Mudou a História

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O Jogo Que Mudou a História , dirigida por Heitor Dhalia, Brasil/2024. Por qual motivo os homens são cegos e apaixonados pelo poder, o que o faz ser tão fascinante assim? É certo que o poder está embrionicamente ligado a paixão, esta irracional, então desta forma conclue-se que o poder e a loucura andam juntos o tempo inteiro por um único e simples objetivo ou meta: que é se sentir importante e prestigiado entre os seus e entre também aos " não seus", com a objetividade de decidir por todos, e isto sem pedir permissão, que pode ser chamada como politica , ou poder, como preferirem, já que neste caso defendem a mesma coisa: decidir e mandarem pelos outros. Abordando ainda o poder como termo, este pode ser o tal dito como o oficial, ou o paralelo, ou até o chamado quarto poder, conhecido também por mídia; esta atualmente chata e compromissada somente por um lado da moeda, trocando em miúdos, o poder da informação da mídia hoje se encontra totalmente pol...

Grande Sertão

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Grande Sertão , de Guel Araes, Brasil/2024. Obra filmíca adaptada do livro o Grande Sertão Veredas, do mineiro Guimarães Rosa, considerado pela critica especializada como um dos cinco maiores livros da literatura brasileira, e aí que está a questão em taxar o filme como bom ou como ruim. Deixando o livro de fora, pode-se afirmar que o filme é mediano pra bom, mas se comparar com o livro, ou até colocá-lo ele como motriz principal para a feitura do filme, desta maneira então trata-se de um filme ruim. Os nomes dos personagens centrais encontram-se no filme: Riobaldo e Diadorin, entre outros personagens também como Joca Ramiro, Hermógenes e companhia Ltda. Riobaldo, interpretado por Caio Blat, abre e fecha o filme com monólogos, quebrando a quarta parede olhando para a câmera, falando com quem está no cinema, do outro lado. A sacada criativa do Guel, se é que isso foi uma sacada( eu, por exemplo que assisti a peça achei que estava vendo a peça novamente, mas como a maioria não foi a...

A Natureza do Amor

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A Natureza do Amor , de Monia Chokri, França, 2024. Filmes franceses, em sua maioria, ao menos os que vejo, são interessantes por serem e ao mesmo tempo usar a palavra corporativa que está na moda, são filmes fora da curva, primeiramente porque não se influemsiam-se por ter sentido ou não o seu final, deixam-se , em sua maioria ao menos os que tenho visto ultimamente, seus finais em aberto, cabendo a quem que esteja assistindo tirarem suas próprias conclusões do que poderia vir a ser o seu final, e até obeceder seus desejos de que gostariam como o final do filme deveria ser. Pois bem, este que já começamos a resenhar tem mais algumas espeficidades , como por exemplo usar e confrontar a comunicação e o ódio ou a falta de ambos, entre as classes sociais. Outro ponto a salientar é a falta de tato entre pessoais de niveis intelectuais distintos, e o que pode ser odioso por tamanha diferença, por vezes acontece justamente o contrário: paixões ardentes que a razão nu...

O zagueiro viril

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Ele , diferentemente de todos, só fazia seus alongamentos soltando as pernas para trás, desse modo alongava-se também o bumbum. Tratava - se do capitão do time, e por isso, tinha o máximo respeito de todos. Além de capitão era o zagueiro das antigas tipo xerife que impunha respeito, e muitas vezes, até medo nos atacantes. Quando a bola vinha em sua direção,o nosso zagueiro sempre priorizava o domínio da bola ( pelas nádegas), se assim desse, óbvio. Na hora do escanteio, ele, através de muita voz grossa e firme, literalmente abraçava seus "rivais"; admirava um baba pegado, e isto nos dois sentidos da palavra. O primeiro diz respeito a um tipo de jogo rápido, e na maioria das vezes violento também. No caso do segundo sentido da palavra pegado, gostava mesmo de um baba pegado porque adorava um encostar-se de uma maneira sem querer querendo, em seus adversários, e quem vacilasse encostava-se com segundas intenções nos próprios companheiros de time. Como atuava em campo...

Barra Brava

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Barra Brava , dirigido por Jésus Braceras entre outros também, Argentina, 2024. A série foi a vencedora do prêmio Platino, ocorrido no final do mês passado, e conta, em detalhes através de oito capítulos que giram em média cinquenta minutos cada, o modos operandi de uma torcida organizada de um time de futebol fictício da terceira divisão do campeonato argentino chamado Libertad: nome sugestivo pela estória de colonização da américa latina, mesmo que tal nome seja de um tradicional time do Paraguai, e não propriamente da Argentina; entretanto vamos a premiada série. Quem conhece um pouco o futebol argentino sabe que na verdade o Libertad é o Boca Junior, principal time argentino que tem ideais importantes de liberdade e democracia através da dinâmica de um time de futebol, assim como foi a época da democracia Corintiana na época de Sócrates, Casagrande, Vladimir, Biro-Biro e companhia Ltda. Todavia tratando do fictício Libertad argentino, e principalmente suas torcidas organizadas...