Gestão estratégica
No competitivo mundo corporativo a comunicação, alinhada a um
planejamento estratégico eficiente, faz com que a empresa logre ou não êxito no
atual cenário econômico mundial. Óbvio que se o produto ou o serviço for de
qualidade duvidosa, nesse caso não tem comunicação estratégica que o salve, que
faça milagres, mas como todo e qualquer produto/serviço nunca foi e nunca será
perfeito, ou seja, não suscetível há erros ou deformidades, cabe então ao
gestor estratégico da área de comunicação da empresa fazer a sua parte para
melhorar a imagem do serviço/produto, exponencialmente. Não que venderemos
outro produto/serviço do que foi mostrado, mas cabe ao profissional da comunicação
estratégica dar o “acabamento” ou a maquiagem que o produto/serviço precisa
para alavancar-se no mercado de trabalho. Não é possível enganar o consumidor por
tanto tempo. O produto/serviço tem seu próprio público-alvo, e cabe então ao
comunicador estratégico a função de transformar a sua imagem, mas jamais mentir
sobre o produto/serviço a ser vendido: até mesmo porque a época de consumidores
inocentes não existe mais em função do advento da internet, onde todos tem
acesso à informação, óbvio que em maior e em menor grau. Enxergando as
peculiaridades do mundo corporativo contemporâneo, estes fatores serão os decisivos
para se obtiver êxito em um lançamento, ou até de sua manutenção, de um produto
ou um serviço no mercado de trabalho atual. Desta maneira se tem sucesso ou
fracasso na comunicação estratégica, verificando sistematicamente todas as
nuances para que aquela ideia inicial decole ou fique estagnada. Todas as informações têm que serem checadas desde muito cedo, incluindo importantes as estratégicas de pesquisas para que o seu produto/serviço saiba
o que o seu público-alvo quer ou necessita. A equipe de comunicação tem de
estar enturmada e gostar trabalho coletivo em prol de um resultado positivo
mais adiante; isso faz toda a diferença entre ter êxito ou não no sucesso de um
produto ou um serviço; por isso senso de companheirismo nunca pode faltar na
equipe, até mesmo porque uma área depende da outra para que o produto decole.
Ou seja: se não existir uma pesquisa apropriada para os mais importantes problemas
da gestão de comunicação nada adiantará se quem escreve os textos não tiver
tais informações, ou seja, as informações de pesquisa é que orientará a equipe
a executar o plano de uma gestão de comunicação vitoriosa.
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