Campanha política
Especificamente na
política a comunicação e o planejamento estratégico ganham uma eleição. Óbvio
que se o produto, no caso o candidato, for bastante ruim, aí não tem marketing
ou campanha política que faça milagres, mas como todo político nunca foi e
nunca será nenhum santo, cabe então ao marqueteiro político fazer a sua parte
para melhorar a imagem dele exponencialmente. Não que venderemos outro
político, mas cabe ao profissional das campanhas políticas a função do
acabamento, a maquiagem que o candidato necessita para ficar melhor perante as
íris de quem vota, o povo. Ninguém engana o povo, o candidato tem sua própria estória
e esta vem à tona, sempre. Cabe ao marqueteiro transformar sua imagem, não
mentir sobre ela. Assim se ganha ou se perde uma eleição, mas o jogo político é
jogado durante todo o período eleitoral e até antes dele formando suas equipes
que estarão se preparando para a guerra que é administrar uma campanha
política. Tudo tem que ser bem estudado desde muito cedo, incluindo importantes
informações estratégicas de pesquisas e planejamentos para que o candidato
saiba o que o povo quer ou necessita para ganhar uma eleição. A equipe de
campanha tem de estar enturmada e gostar de virar noites em prol de uma vitória
mais adiante; isso faz toda a diferença entre ganhar ou perder uma eleição; por
isso senso de companheirismo nunca pode faltar na equipe, até mesmo porque uma área
depende da outra para o candidato lograr êxito. Ou seja: se não existir uma
pesquisa apropriada para os mais importantes problemas de gestão da cidade ou
do estado, nada adiantará se quem escreve os textos não tiver tais informações,
ou seja, as informações de pesquisa é que orientará a equipe a executar o plano
de uma campanha política vitoriosa. Tamos nessa !
Comentários