A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny, dirigido por Lola Doillon, França, 2017. Filmes de guerra sempre
causam um frenesi, embora as maiorias das guerras sejam de motivos tolos, ou
até irreais, como foi o caso da segunda grande guerra.
Filmes com essa temática instiga o espectador a querer saber
mais sobre a História mundial. Neste
caso específico, vemos a guerra através do olhar de uma criança: Fanny, uma
menina judia esperta de doze anos. A missão dela é tentar salvar-se, e isso com
uma dezena de outros judeuzinhos, e ir para o lado dos aliados contra o
nazismo. Todavia até chegar a solo seguro, Fanny e seus amigos passam por um
perrengue daqueles. Sim, já existiram inúmeros filmes que tratava a segunda
guerra sob o olhar infantil, mas como este campo é fértil, não custa nada
contar a estória da Fanny. É o seguinte: temos que parar de olhar para a
segunda guerra como algo de muito tempo atrás, pois não o é; nem cem anos têm,
e existem inúmeros casos de neonazistas por todo o mundo, então é admissível
que se faça filmes para alertar sob a temática, que perdura-se nos tempos de
hoje. Fanny é uma judia que tenta sobreviver em pleno coração nazista, Berlim.
Ela e seus amigos peregrinam e passam o pão que o diabo amassou para saírem
vivos da estapafúrdia ideia da raça pura ariana. A inocência infanto-juvenil dá
um ar menos pesado ao tema, e ao filme, de modo que em certas cenas ao sequer
percebemos que estamos de olho no furacão da segunda guerra, sem um propósito
comprovado cientificamente. Deste modo, “Fanny e sua patota” perambula e engana
os nazistas. Sim, de fato é uma história triste da nossa humanidade que iremos
carregar para todo o sempre, mas a inocência da Fanny deixam os fatos mais
leves. O pior inimigo do homem é ele próprio, e nada melhor que uma renovação,
ou seja, que uma criança, que possa dar novas esperanças a humanidade. O filme,
creio eu, têm esse proposito: de jogar algo puro e inocente na tela, que é o
olhar de uma criança, para tentar desmistificar ou desproporcionalizar o erro da vulga raça superior ariana,
tentativa essa já expostas em outras filmagens; todavia tratando-se desse campo
tão específico, nunca é muito para mostrar o que foi ocorrido.
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