Atrás da porta (Hinter Der Tür),

Atrás da porta (Hinter Der Tür), dirigido pelo.cineasta húngaro István Szabó, (Mephisto (1981) e Coronel Redl (1985)), Hungria / Alemanha, 2012, com Helen Mirren

Se escreva ou se fale tudo a respeito desse filme menos que este seja simples, de fácil digerimento, pois não o é. Para inicio de conversa quem não tem um entendimento da estória de Budapeste, capital da Hungria, de 1960, é melhor antes passar no Wikipédia, ler sobre o país e sua época para depois então sentar a bunda gorda em uma poltrona de cinema. Já adianto; mesmo tendo noção de parte da estória, ainda assim o filme não é fácil de entendimento. As duas personagens que encabeçam a estória são: uma escritora que precisa de uma empregada para escrever mais e a tal empregada, que é uma sujeita confusa a parte, e por isso dá o tom para filme em todos os sentidos, sejam esses morais, amorais, imorais e mortais. Como uma profunda conhecedora da vida a empregada com seu jeito rabugento de quem conhece e sofre com as dores existenciais e suas perdas ensina ,através de sua personalidade de poucos amigos e de pavio curto, a sua patroa e seu doente marido, ambos escritores, o que é válido crer ou descrer. Você pode ir ao cinema amanhã e interpretar o oposto do que escrevo, pois as duas personagens que dão as cartas ao filme são surpreendentemente incompreensíveis. Não me arisco a taxar o filme como feminino, apesar de que em determinada cena a empregada protagonista fala de fato isso: “ homens, são todos uns burros!”. O que se pode se taxar do filme é que ele é extremamente tocante e forte em seu roteiro, instigando tudo e todos, isso se incluem sociedades e religiões. Penso da seguinte forma: a sofredora empregada doméstica idosa é o que é por ter nascido assim: forte por natureza e por isso agüenta tudo que agüentou e por sua vez a sua patroa, a escritora, a vê como um exemplo de pessoa em todos os aspectos humanos possíveis, porém não tem coragem de sair da sua zona de conforto e se colocar na pele de sua empregada. Fato este que nada fragiliza a tal patroa; se trata apenas da sua incapacidade de se colocar no lugar da sua “professora da vida – empregada”. Se diga tudo sobre essa produção, menos que ela seja simples.

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