Shame

Tenho a “puxação” de usar minhas críticas em audiovisual para sucumbir meus fantasmas internos, deixar meu lado poético florescer ocultamente entre as explicações das obras. Tudo isso me leva ainda a escrever sobre cinema, pois além de gostar muito de ver os filmes, me serve como escada para escrever o que sinto, por vezes conscientemente ou não.



Shame, Para tudo! Como é raro e bom nos dias de hoje achar um filme bom nos cinemas e esse ainda bem é o caso de Shame, do diretor Steve McQueen, Reino Unido, 2012; É um filme que antes de tudo aborda a ambição do ser humano, mas e aí: ter ambição e se transformar em um mostro ou ficar o de sempre pelo resto da vida? Essas e outras indagações são feitas no filme. Mas do que o protagonista ser viciado em sexo temos que ir mais a fundo nele, com todo respeito, e saber o motivo de seu vício. Se formos práticos pensaríamos assim: o cara era noiado porque nasceu em Nova Jersey e queria ser um top em Nova Iorque. Mas só isso como explicação ao meu modo é óbvio demais.


Fiz o que pude pra não escrever isto, mas o ser humano é mesmo uma merda, sempre comparando um com o outro a classes sociais e coisas do gênero. Sim, o protagonista trazia já consigo o ímpeto sexual exarcebado, talvez por sua sensibilidade, onde tudo era motivo para pensar na saliência, até uma palavra colocada em uma reunião de trabalho fazia lembrar de coisas não "recomendadas" no momento. O problema é que todo momento era de fato "momento" para o protagonista. Aí fica uma coisa doentia, onde a sedução e o tesão ficam linkados a melhoria de vida, a uma mulher mais educada, mais rica, mais fina, com um emprego bom, etc., tudo o que ele não teve em sua vida em Nova Jersey. Com o intuito de apagar as suas origens o cara se atropela sentimentalmente e vive em uma prisão onde foi prisioneiro não por escolha, mas por consequências. Acho que o ser humano é mais complexo do que a maioria imagina e aí que mora o fascínio em nos descobrirmos: os nossos medos, as nossas conquistas e até que ponto estamos dispostos a nos entregar a elas. Acho que isso é tudo embora saiba que sempre tem mais. O filme é indicadíssimo e já está saindo dos cinemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films