Undergrounds movies, they are greats ! Ex-isto, Onde está a felicidade? e Minhas mães e meu pai.

Ex-isto do Cao Guimarães 2011 é pura viagem esta película da série Iconoclastas protagonizado desta vez por João Miguel, velho conhecido dos nossos tempos de teatro, onde me dava dica como atuar. Parei, mas ele, fugindo da cena global ou entrando aos poucos, continuou e se tornou em um dos melhores atores brasileiros em minha opinião. Neste filme, ele literalmente arrasa, incorporando Renné Descartes totalmente perdido em terras tropicais no século XIV. Película toda inspiradora e não expiradora, ou seja, cada um saí do cinema com a sua sensação; minha sensação ou opinião sobre a película: muito boa e o melhor: de graça.
Longuinquio, do diretor Nuri Bilge Ceylan, Turquia 2002; O filme trata do encontro entre dois homens, o desempregado Yusuf que deixa sua aldeia para procurar emprego em Istambul e seu parente abastado Mahmut, um fotógrafo freelance. Um filme meio parado, mostra a dureza do desemprego mundial; filme premiadissímo e recomendadíssimo.

Onde está a felicidade? Que filminho engraçadinho é este o da protagonista e roteirista Bruna Lombardi, que por sinal deve ter entrado em um pote de formol tamanha sua beleza e a idade que não passa a ela. Em resenha temos a estória de uma apresentadora de TV, que odeia seu lavoro, e um marido relapso que gosta mais de futebol do que o próprio avião que é a sua mulher. Daí ela entra em depressão e decide fazer o caminho de Santiago de Compostela. A meu ver a película da Bruna Lombardi acabou-se desmistificando esse “ritual” do caminho, tornando-se uma coisa possível para todos, mas por outro lado acabou esculhambando também esse “ritual místico” que é o próprio caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Esculhambando, pois não se trata o trajeto com a seriedade ou lucidez que deveria tratá-lo.
Minhas mães e meu pai da Lisa Cholodenko com a Julianne Moore USA 2010, é um filmaço, comovente, inteligente e bem filmado. Conta a estória de um casal de lésbicas que tem dois filhos promovidos por inseminação artificial do mesmo semém. Ao completar 18 anos a filha mais velha do casal decide entrar em contato com esse vulgo semém. Com isso pai e filhos se encontram e começa a aí de o filme com uma das lésbicas se envolvendo com o pai ou esse doador de semém, estremecendo toda a família. Muito bom esse filme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Cangaço Novo

Mussum, O Films