IRRLA3UFER

IRRLA3UFER, dirigido e roteirizado por Moritz Draheim , Alemanha, 2015, sendo sua estreia na América Latina. Tinha um puta trauma quando meu pai falava que era da "turma do mau" . Garoto e católico com primeira comunhão e tudo, não entendia quando ele falava pra mim isso com o riso nas bochechas cobertas por sua barba. Já minha mãe dizia, todo dia, que era da "turma do bem". Aos oito anos de idade criei uma imagem de certo monstro por parte do meu pai por ele ser da turma do mau. Na adolescência meus pais se separaram e fiquei mais distante ainda dele, de modo que ele já morreu e não conseguimos nos aproximar da forma que poderíamos, ou não poderíamos mesmo, vai saber, fato é que hoje sinto uma puta falta dele e devo ser mais da turma do mau do que a do bem. Metáforas a parte esse filme fez indagar tais questões da minha formação como humano; bom e mau, o que na real todos somos: complexos por natureza. A minoria sabe disso, mas somos as duas coisas ; podemos fazer coisas extraordinárias e ordinárias quase que ao mesmo tempo, alias as pessoas são interessantes por isso mesmo: por ser "Mané" e "Pelé". Todavia voltando ao forte e visceral curta alemão que vi no V Olhar de Cinema em Curitiba, tem-se como personagem principal um adolescente que trampava em um Lava-Jato, e como antagonista tínhamos um amigo seu. Ao primeiro olhar classificaríamos eles como o primeiro como "do bem" e o segundo como um super gordo "do mau", porém como carregamos conosco tais naturezas opostas, o curta nos dribla também, de modo que não conseguimos mais ver quem é vilão e quem é mocinho na estória do curta. Entra na trama uma terceira personagem: uma garota viciada em heroína e namorada do gordão perverso, e essa muda toda a lógica dos destinos de quem é mau e quem é bom. Ou seja: não temos o menor poder sobre nossas naturezas, o que podemos no máximo é tentar interpretá-las ou manipulá-las, mas que as duas naturezas estão lá: isso estão, sem a menor dúvida, em qualquer cidadão que seja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo