Ferramentas para tornar um texto prazeroso

Primeiramente para termos um texto prazeroso é necessário um tipo de contrato entre o autor e o leitor; Explico: É importante que o tema seja aprazível e interessante a quem recebe tal texto. Por exemplo: Um empresário pode não se interessar por um artigo que fale de artes ( ou até se interesse, mas não seria a regra, mas sim uma exceção ). É necessário focar em um público alvo para que seu texto se torne prazeroso, porque pessoas geralmente, e infelizmente, apenas se interessam por fatos e textos que dizem respeitos ao meio em que vivem ( uma relações publicas com um texto da sua área, um musico com um artigo que diga sobre seu trabalho e assim por diante ). Este fator é explicado pelo mundo globalizado e cada mais fatiado ou determinado por áreas especificas. Isto faz com que a maioria das pessoas só tenha interesse ou tempo para buscarem informações pertinentes a sua área de trabalho a fim de alavancarem suas carreiras com a chamada capacitação em sua área ou para ser mais especifico, para tais profissionais ficarem por dentro do que se sucede em sua área de trabalho, pois como todos sabem hoje em dia informação é poder, e poder intelectual, este que faz a diferença no mundo competitivo que vivemos. Todavia este mesmo poder intelectual que os profissionais tanto buscam, o engessam para um conhecimento mais amplo e irrestrito em todas as áreas, mas como o tempo é o que impera nos tempos atuais, se a pessoa faz o seu feijão com arroz, ou seja, se só fica atualizada no tocante a sua área de trabalho, esta já ao menos garante uma certa vantagem ao seu concorrente de área de trabalho. Entretanto voltando ao tema do nosso artigo, que é: Como fazer que um texto seja prazeroso ? Além dessas especificidades de público-alvo já mencionadas; É também importante que o texto tenha coerência e coesão: Que o leitor entenda o que esteja escrito e não seja apenas um emanharado de palavras soltas e desconexas. Após o texto ter coerência é fundamental que este seduza o leitor pela intencionalidade de suas frases e letras. A intencionalidade pode ser muita explicitada hoje em tempos de campanha política, onde os marqueteiros pensam mais de mil vezes antes de redigir determinada redação ao candidato, pois uma única palavra ou frase incoerente pode ter consequências drásticas ao ponto de colocar em risco uma vitória no palanque eleitoral. Além dos termos citados é importantíssimo levar em contas fatores textuais como a Informaticidade, ou seja, qual o grau de informação que o texto deseja alcançar e se este é coerente com a informação a ser dada. Se o texto informa demasiadamente ou precariamente, isso pode comprometer o entendimento e consequentemente a informação do texto. Outro fator textual importante é a Situalicidade, ou seja, em qual situação ou momento este texto foi transmitido; por exemplo, ainda mencionando as eleições: Se tal candidato X fala mal de uma pessoa Y, e esta pessoa Y consegue provar que é inocente, o tal candidato X poderá perder muitos votos por falar determinada coisa em um momento inoportuno. Para fechar o artigo e de certa forma retornar ao inicio dele temos o fator textual da aceitabilidade. Quando me referi a voltar ao inicio do texto com este fator é porque quis falar que a aceitabilidade está condicionada a um publico alvo, como mencionei nos exemplos dos profissionais que só se interessam por coisas da sua área para ler, pois tempo é dinheiro. No tocante a questão eleitoral o termo textual da Aceitabilidade está relacionado ao poder da estratégia de campanha do candidato no que diz respeito a bolar frases ou discursos para que seu candidato se torne aceito e popular perante aos eleitores.

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