Venus in fur ( a pele de Venus )

Venus in fur ( a pele de Venus ), com direção de nada menos que Roman Polaski, França, 2014. O filme tem apenas duas personagens e um cenário, que é um teatro. As personagens são: Thomas, um estreante diretor de teatro, interpretado por Mathiel Amalric, que pretende ensaiar a peça A Pele de Vênus,que é uma adaptação literária homônima do escritor Sacher Masoch, e uma atriz chamada Vanda, interpretada pela bela esposa do Polaski, Emmanuelle Seigner, que chega atrasada para o teste da peça, de modo que quando ela chega ao teatro todas as outras pretendentes ao posto já tinham sido dispensadas pelo exigente director estreante. A história se inicia com as desculpas da atriz pelo seu atraso. A tal desculpa é tão convicente que a conversa vai fluindo até que os dois entram no roteiro da peça e começam a ensaiar. De fato a peça é tão intrigante e visceral porque não temos a nítida certeza quando o diretor e a atriz estão discutindo suas vidas pessoais ou da lida do roteiro da peça. O clima, apesar de estarem em um teatro vazio, é frenético. As personagens não param de se comunicar; São raciocínios e falas rápidas por cima de outras falas e pensamentos, e não sabemos de fato quando essas conversas e raciocínios discutem a peça ou a vida real das pessoas que interpretavam as personagens. O que fica nítido é o teor intelectual da peça que estava ensaiando, esta com ênfase em teses existencialistas, e também por um certo ar sedutor da atriz para com o diretor. As únicas pausas que ocorrem no filme acontecem devido a telefonemas que o diretor recebia da sua esposa, esta já prevendo que ele chegaria em casa após o horário de testes, prevendo então de que estaria acontecendo algo mais do que somente um teste profissional de teatro, ou seja, desconfiava que estava correndo o risco de estar sendo traída, pois como a esposa conhecia tal peça , o seu roteiro era de um homem que pede à mulher que ama para que ela o torne seu escravo, infringindo todas as torturas que quiser. Aliás, é do nome do autor (Masoch) que vem a origem da palavra masoquista. Ao contracenar as cenas da peça, ambos passam a viver suas perversões. A personalidade provocante e dominadora de Vanda se sobressai, e aos poucos ela vai comandando a mente de Thomas, levando ele a fazer coisas estranhas. O filme levou o prêmio de melhor direção no César ( o Oscar francês ) pelo pulso firme de Roman Polanski, fazendo que suas únicas duas personagens sejam perfeitas e por isso não deixa ninguém bochechar de sono durante todo o filme, e afinal de contas Polanki não é qualquer director, trata-se de uma referência na sétima arte e por isso que suas obras sempre tem algo há apreciar e aprender.

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