Solidão: escolha ou o quê?


A solidão escolhe as pessoas ou as pessoas escolhem se isolar?
Esta é outra questão bem "perguntada" em meu mundo.
As pessoas estão sozinhas porque gostam ou fatores, personalidade, e valores a levam a serem mais introspectivos?
Talvez esse grupo da introspecção valorize mais uma natureza, ou as forças da natureza, do que as pessoas com suas inúmeras limitações. Isto também é compreensível...
Tem um ditado que diz: Somos o que queremos ou plantamos... Não concordo não, às vezes somos o que temos de ser naquele momento, pois o silêncio é tolo quando somos sábios, mas é sábio quando somos tolos. ( provérbio Japonês ou Chinês...)
Essa questão da solidão ajuda, a meu ver, a pessoa crescer, amadurecer, porém também ao mesmo tempo, é uma estratégia de crescimento pessoal muito kamikaze, porque o homem nasceu pra ser sociável, todavia essa mesma socialização é atrapalhada pela sociedade que o homem construiu, com suas leis e valores chamados como éticos. Na faculdade fiz um ano e meio da matéria Ética, e não cheguei a nenhuma conclusão sobre o assunto, até hoje não sei o que é ética de fato; E posso ir mais além nesse assunto... A Ética varia de pessoa para pessoa o seu grau de necessidade pela coisa, uns são malucos, tem de serem certinhos sempre, mas no seu interior só pensam em merda e coisa pior, como sair metralhando gente, como foi o caso do estudante baiano de medicina da USP que chegou ao cinema e metralhou uma caralhada de filha da puta que estavam lá... Esse maluco tinha a ética dele, a ética da cabeça dele... Então ética varia muito de gente pra gente, ou pra não-gente.
Mas voltando ao tema Solidão, te digo que pra solitários como eu, o difícil é deixar alguém entrar, e para o grupo oposto do meu (os carentes, que não conseguem viver sozinhos), o problema deles é não agüentar a sua própria companhia. Parada dura essa de eleger o menos pior entre esses dois, mas acabo por preferir o meu grupo, pois tenho uma impressão de que tenho mais sofrimento, mas ao mesmo tempo, tenho mais "asas" pra fazer minhas escolhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo