Globalização

Textos retirados de minha conclusão de curso a dois anos atrás.

Com o surgimento da internet e as novas tecnologias (que a cada dia se tornam mais recentes e ultrapassam as criadas hoje, praquê tanta rapidez?), o mundo ficou mais encolhido, diminui o tamanho parece..
Hoje em dia é muito mais fácil e irrestrito a comunicação entre os povos e culturas do que em comparação há tempos atrás.
A necessidade que o homem tem de se interagir com outras culturas e conhecimentos fez-se com que a distancia entre os países diminuíssem consideravelmente através das tecnologias e do acesso à informação.
Por isto e em conseqüência disto também o mundo ficou mais homogêneo ( no aspecto do acesso a informação ) e competitivo, pois com a globalização as organizações e pessoas teriam um maior “leque” informativo nas mãos e isto detém poder hoje, fazendo com que a competitividade se acirre e as pessoas e organizações disputem o mercado com mais competência e preparação para tal finalidade.
Para atender tal finalidade ( ser competitivo no mundo atual em que prevalece o regime capitalista ), as organizações passariam a ter a tarefa ou missão de buscarem a diferenciação em sua casta de mercado, pois somente assim estas mesmas poderiam sobreviver ao próprio e se “alavancar” diante e em comparação aos seus companheiros concorrentes de casta. Esta diferenciação pode-se ocorrer diante de vários modos, tais como: estudo dos concorrentes, pesquisa de mercado, lançamento de um produto inovador ou mais barato, direcionar o negocio a atender a demanda de uma classe ( ex: produtos para classe A – Um carro bacana, ou Peças intímas a preços baixos para atender a demanda de classe D ).
Há de ressaltar também os aspectos internos e externos que podem alteram positivamente ou negativamente de modo importante o negócio ou as organizações.
Os aspectos internos são o ambiente de trabalho e sua produtividade, eficácia e eficiência consequentemente, enquanto os aspectos internos poderíamos classificar como as oscilações de mercado, tanto de forma de concorrência, como situação econômica do Pais e grau de confiança depositado na economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo