Mommartre

Venho aqui através deste relembrar , não com nostlgia, mas com entusiasmo, minha temporada europeia. Passar por Paris e não conhecer , desculpem se o nome não estiver escrito certo , Mommartre é a mesma coisa que ir a Bahia e não comer acarajé.
Mommartre trata-se de um bairro de intelectuais e artistas com alguns espaços culturais e alguns restaurantes. O acesso ao lugar lembra o plano inclinado de Salvador, onde os visitantes de de subi-lo para dar de cara com uma enorme e esplendorosa escadaria que dá acesso a uma igreja de algum século atrás.A magia de Mommartre começa pelo plano inclinado e se desenvolve nas suas escadarias com shows diários de músicos que deixam seus chápeis para a ganha de algum almoço.Tive a sorte de estar rolando no " show da escada", um cara tocando uma canção com violino que até hoje não esqueço , de tão bela.
Chegando a praça principal, onde dezenas de pintores expuam seus quadros já feitos e faziam outros aos seus olhos, alguns até seu retrato de uma maneira e charme indescrevível, via-se cobrindo em circulo essa praça dos artistas, restaurantes de várias culinárias do mundo, inclusive a francesa.
Quando escrevo que os quadros dos pintores são indescrivíveis, erro, porque esqueço de escrever que mais indescrivíveis do que os próprios quadros, é o ambiente do lugar, a atmosfera que os pintores respiram, enfim um lugar mágico, onde ( essa foi a impressão que tive ), o dinheiro ainda é um mero detalhe para estar bem consigo.
Assistindo a um filme ontem ouvi um frase que dizia que os escritores são os engenheiros da alma. Me estendo a essa frase da engenharia artistica escrevendo que engenheiros da alma, é toda e qualquer forma de arte que nos alivie dos tormentos do cotidiano. E Mommarte, sua vista por cima por cima de Paris é indescrivível também, Aloha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo