Percepção de um jovem sobre politica

Escrever sobre política nos dias de hoje e com estes políticos e tarefa das mais amargas.
Logo quando acordo, e abro os olhos, tenho meu primeiro dilema do dia: folhear o jornal.
Hoje em dia no Brasil o grande desafio e conseguir acompanhar os crimes de corrupção com dinheiro publico, se você lê um jornal um dia e o outro não e bem capaz de se desatualizar na roubalheira, os políticos são muitos rápidos se tratando em lavagem de dinheiro publico. Pergunto a mim mesmo como ainda consigo de vez em quando ler o jornal ou assistir um telejornal. Para qualquer cidadão civil que paga seus impostos a política brasileira e uma piada. Disseram-me certa vez que na época de FHC tinha já isso tudo, esses esquemas de mensalao, superfaturamento de obras, veículos, etc., mas não lembro de tanta Cpis como agora, É sinal que os opositores de agora (PSDB), estão trabalhando melhor do que os opositores antigos, que agora é governo.
Mas o que me mata mesmo no meu sentido cívico e de cidadão pagador de impostos e que agora todos sabem das falcatruas e mesmo assim os ladrões empresários e políticos vão à prisão e logo saem com o tal hábeas corpos.
Ao meu modo de ver o Brasil precisaria passar por uma ampla reforma política. Somente assim poderíamos vir a tentar minimizar os roubos públicos.
Se pegarmos como exemplo o ultimo escândalo, ou um dos últimos.. O caso do Zuleido, meu conterrâneo, com as licitações de obras publicas fraudulentas.. Descobriram o roubo, a policia federal o prendeu e sua quadrilha e no dia seguinte ou na mesma noite eles estavam soltos já. Agora vai me dizer que o ministro que o soltou não ganhou uma graninha também? Acredito que sim..
E assim que as coisas sempre funcionaram em Brasília, o chamado ditado de que uma mão lava a outra é sempre atual naquele Distrito.
Esta concepção de visão que eu e minha geração temos de que o roubo compensa, abre uma lacuna enorme no sentido de o jovem brasileiro querer se interressar por política. Não conheço ninguém de minha idade ou mais novo que goste do assunto. O assunto de política por si só, já é demasiadamente desinteressante, (pois é complexo e começa na Grécia com os filósofos de eras antecedentes a Cristo e se desenvolve até os nossos dias atuais), e com esses escândalos então, o abismo fica enormemente incalculável. Preocupo-me como cidadão desses desinterrasse por parte dos jovens sobre política, pois se não existem jovens conscientemente politizados em um país, este por sua vez não tem como se desenvolver intelecto e economicamente até. A única forma que vejo em longo prazo de que as pessoas e os jovens em particular passarem a gostar de política, é primeiro moralizar a própria ( como tinha dito ), para que então passemos a ter pessoas que realmente possam fazer a diferença em um país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo