Amadurecimento

 Trata-se de um relato: o primeiro festival de cinema que fui convidado a cobrir foi o de Curitiba, o Olhar de Cinema em 2015. Em 2016 eles não me chamaram mais, e eu fiquei muito puto com eles: afinal tinha conseguido dois sábados consecutivos de matérias exclusivas para o festival do segundo site mais acessado da Bahia: o Bahia Já. Enfim, fiquei puto e não engoli tal despautério e cobri meus custos e rumei a Curitiba em um típico junho frio. Óbvio que tive de achar o albergue mais em conta. No dia anterior a viagem a Curitiba fui curtir uma noite no Rio Vermelho, a fim de conseguir cobrir um festival denso com sete dias , e praticamente dez horas diárias na sala escura. Peguei o avião ainda com os resquícios da noite do boêmio Rio Vermelho, de modo que quando cheguei a Curitiba , fiquei aguardando o dono do hostel me pegar no aeroporto, afinal ele disse que ia. Passaram três horas num frio desgraçado e o cara aparece. O aeroporto de Curitiba fica em outra cidade, São José dos Pinhais. Foram bem uns quarenta minutos pra chegar no albergue do cara, e no trajeto soube de toda sua vida: era uma pessoa bacana. Na fria Curitiba dormia quando amanhecia e acordava quando anoitecia, pegando direto um táxi para o festival. Foram sete dias nessa toada: filmes incríveis de um festival que estava começando a nascer e estava acompanhando aquilo de perto. No albergue fiquei com um quarto inteiro pagando só por uma cama: ninguém estava disposto a pegar aquele frio de Curitiba, há não ser um grupo de tatuadores que tinha um festival por lá na mesma época, e lógico, ficamos no mesmo hostel. Como esta tribo de tatuadores é desprovida de valores materiais; lembro que fiquei dormindo ao lado de um jovem casal deste ofício, e o que eles ensinavam para o pequeno filho era somente que ele não se importasse muito com que as pessoas falam, porque no final não valia muito a pena. Fiquei com este desprendimento de vida aprendido pelos tatuadores em Curitiba, que na verdade eram gaúchos, e hoje levo comigo tais valores, embora ache que a ambição seja uma mola propulsora para quem quiser um pouco mais da vida do que somente desenhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo