Pais e Filhos

Se vivo fosse Kurti Cobain hoje completaria cinquenta anos. Embora não entendessem tudo ou muito via todos meus colegas de segundo ano colegial usando calças que pareciam cagados . Claro que aderi e adepto a moda grunge fui sem ,de inicio, conhecer o ritmo, era mais do Trash metal mesmo e idolatrava bandas como Sepultura e Ratos do Porão. Era tão fã do Sepultura que dei o nome de Max Cavaleira ao meu primeiro cachorro que tinha como prerrogativa ser meu e eu ser seu dono em todas as questões e quesitos possíveis e impossíveis de minha imaginação adolescente. Kurti, assim como outros, foram-se na idade dos 27, e eu que tenho já 39 ainda perduro e continuo na minha caminhada pra sei lá onde. A saudade desse e de outros é um dilema que tenho que carregar, afinal a vida continua e o show não pode parar, e isso ainda sem o risco de correr em ser piegas. As pessoas têm de ser felizes, porque não podem simplesmente serem tristes, porque isso é proibido? Quem é triste é mal compreendido classificando como depressivo. Queria ter o direito em ser triste por não achar graça no que a maioria acha, mas isso não é possível. Triste é ser problemático, mas será que quem é problemático é o mundo e não quem é triste? Acho até que ser triste é ser mais condizente e lúcido porque o mundo tá uma merda né não ou tô falando alguma mentira? Pra quem tem um mínimo de massa cinzenta não pode ou não consegue ser feliz neste mundo de hoje, mas como mencionei, ser triste é proibido, é algo como anticonstitucional e politicamente incorreto; por mais que as coisas estejam mau a positividade tem de reinar e você mostrar o que acha e que sente não interessa a ninguém a não ser você. Graças ao bom pai curso uma graduação bacana: Letras, o que me faz me comunicar através da escrita, espécie esta que não tem limites nem bloqueios: é só sentar a bunda na cadeira e meter o dedo com ou sem inspiração. Hoje o Kurt Cobain fez-me lembrar meu pai. Ele se foi com 62 anos de idade, muito novo. Tinha 32 quando o perdi e faltou muita coisa para vivermos juntos embora tenha vividos bons momentos no tempo curto que estivemos juntos. Meu pai era um cara do caralho: não tinha nada a ver com esses pais padrões. Não assistia o Fantástico comigo e nem me aconselhou na primeira vez que tive que arrumar uma namorada, mas do jeito dele o amei loucamente. Hoje sinto tanta falta desse carinha que me pôs no mundo que não podem mensurar isso e nem dá pra escrever também esse sentimento. Tive um rompimento abrupto com meu pai quando ela resolveu se separar e voltar para sua cidade natal com outra mulher em São Paulo, capital. Aos dezesseis anos nossos encontros eram em férias ou em campanhas políticas nas quais trabalhava e íamos, eu e meus três irmãos, a todos os cantos do Brasil. Como todo bom descendente de italiano meu papai via a família como algo de mais importante na sua vida, embora não abrisse mão da sua liberdade de ficar sem ela, ou por amor a outra ou por amor a si próprio e a sua liberdade. Papai foi um homem intenso e trabalhador, mas também sabia viver e não abria mão disso, o que hoje compreendo como certo da sua parte, afinal se não viver sua vida quem poderia fazer isso? Quando se é criança com um tanto grau imaginativo esperamos que os adultos sejam super-heróis, o que na verdade não são e isso cascudamente aprendi ao longo de muitas cabeçadas que tive, sejam elas existenciais ou por uma suposta relação de afeto não aferida ou retribuída. O que aprendo da vida é que vale um questionamento se vale ou não colocar alguém no  mundo, coisa que até hoje não fiz e não tive oportunidade também, mas fato é que colocar alguém no  mundo implica hoje questionamentos que talvez em sua época não tivesse preocupação. Hoje o custo de vida é bem mais caro, sem falar nas inúmeras leis que te colocam atrás das grades se não tiver um mínimo de dinheiro para sustentar seu filho, e isso sem falar nos mimos de hoje em dia como as modas carrerrímas e outras cositas mais. Mas no geral acho que pai faz uma puta falta, então se ainda tem o seu valorize porque depois será tarde demais para chorar pelo leite derramado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros do Joca

Pirataria X Streaming

Cangaço Novo