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Mostrando postagens de julho, 2014

Um Grito de socorro ( Spijt ! )

Um Grito de socorro ( Spijt ! ), diretor desconhecido, Holanda, 2013. Jochem (Stefan Collier) é um adolescente atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros, como Vera (Dorus Witte) e David (Robin Boissevain), tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias. Quando Jochem vai a uma festa com os colegas, é forçado a beber e não aparece no dia seguinte no colégio. David se sente culpado por não ter ajudado o menino e resolve, junto com Vera, procurar o amigo, mas pode ser tarde demais para prestar auxílio e pedir desculpas. Como já vimos na sinopse o tema principal deste longa da terra do Vicent Van Gogh é o Bullyng. Pessoalmente tenho uma opinião formada sobre o tema e transcreverei a seguir quem acho os responsáveis por esse novo fenômeno comportamental “novo” chamado por Bullyng, que traduzido para o português seria bulinar, perturbar alguém sem um motivo plausível aparente. Primeiramente é impor

Noé ( Noah )

Noé ( Noah ), dirigido e co-roteirizado por Darren Aronofsky, EUA, 2014. Não por acaso que o filme Noé é o mais locado no Brasil atualmente. Mais que um filme, ou seja, um mero entretenimento, a história nos conta uma importante passagem bíblica e ainda nos norteia com a história do surgimento da própria Bíblia sagrada desde a invenção por Deus de Adão e Eva ( o chamado período conhecido por Genesis ) e a posteriori os dois infringindo as leis divinas por comer o fruto proibido representado pela maça. Do relacionamento de Adão e Eva nascem três filhos homens: Caim, Abel e o caçula Set, sendo que este último e na medida do possivel é o que chega ser o mais "parecido" a Deus. Com a presença da culpa de nascer através do pecado e outras coisas mais, Caim acaba por matar seu irmão Abel. Após o assassinato que foi meio uma prestação de conta entre os irmãos mais velhos, o caçula Set se manda do paraíso para não morrer nas mãos do seu ambicioso irmão Caim. Noé somente entra na hist

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Está nos cinemas o filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido , dirigido desta vez pelo diretor dos primeiros filmes da série Bryan Singer, EUA, 2014. Trata-se de uma adaptação da HQ de mesmo nome, de 1981. Roteirizada por Chris Claremont e ilustrada por John Byrne, até hoje a HQ é considerada uma das melhores histórias dos mutantes da Marvel em 51 anos de cronologia, porém quando se tenta passá-la as telas de cinema a história não se torna tão eficaz como nos gibis, mas ainda assim o filme tem sua magia que nos leva ao passado, presente e futuro de uns dos seus mutantes mais importantes e tradicionais; O Wolverine, interpretado ( e já há alguns filmes e muitos anos ) por Hugh Jackman , este que é enviado a fim de desfazer uma besteira que fez no passado Wolverine, através de uma cápsula em seu cérebro, aos anos 1970. Com a consciência de que foi transferido 2014 a 1974, o “homem. - lobo” vai atrás de sua missão que era a de humanizar um amigo seu mutante que já não acreditava mais na bo

Oszukane

Oszukane , com direção de Marcin Salarz , Polônia, 2013. Baseado em fatos reais o longa polonês conta a história de um evento cada vez mais comum nas maternidades mundiais, que é a troca de bêbês, esta que por vezes acontece por total desatenção das enfermeiras ou por motivos sujos, ou seja, por troca mesmo proposital de recém-nascidos. O longa polonês narra uma troca do primeiro caso, ou seja, de um descuido do hospital e seus colaboradores. As conseqüências do ato surgem inesperadamente quando as irmãs separadas, e que eram gêmeas idênticas, ocasionalmente se encontram na mesma escola que estudavam, alias isso acontece quando o namorado de uma descobre a “sua outra”, e a partir do epsódio inúmeros acontecimentos surgem com uma das irmãs gêmeas tendo ciúmes da sua outra irmã idêntica. Enquanto uma das irmãs era filha única e tinha um mau relacionamento com sua mãe não biológica, a outra por sua vez tinha uma família unida e feliz juntamente com a outra irmã que fora trocada na matern

Transcendence – A Revolução

Transcendence – A Revolução , dirigido por Wally Pfister, EUA, 2014. Trata-se de um filme literalmente que faz coçarmos o “cocuruto” ou os nossos neurônios apelidados por “ Ticos e Tecos” . Protagonizado por Johnny Depp, que faz o papel de um renomado cientista ( Dr. Will Caster) que tem como “ pregação” a construção de máquinas e a capacidade destas de serem superiores a nós, meros humanóides, ou seja, o homem era o “Bam-bam-bam” da inteligência artificial daquela atualidade. A ficção cientifica começa a ter um ritmo mais pungente quando o prestigiado cientista é acometido de uma tentativa de assassinato contra os seus inúmeros opositores contra as suas teses e pesquisas de que em um dia não muito distante, estaríamos “ a mercê” das máquinas, estas dominando os homens e a Terra. Com os tiros que recebeu na tentativa de homicídio por causas políticas, o nosso genial cientista e pesquisador se encontra agora a beira da morte física, entretanto antes de morrer pede a sua apaixonada espo

Joe

Joe , de David Gordon Green, EUA, 2013. O filme foi premiado como o melhor no festival de Toronto, o mais importante do Canadá. Trata-se de uma história baseada em fatos reais onde a única regra era de sobreviver da própria vida, esta que por vezes pode ser bastante amarga. Como personagens centrais temos Joe, interpretado por Nicolas Cage e nome que dá título ao filme, e um garoto de quinze anos, filho de um bêbado violento, interpretado pelo promissor e sensível garoto Tye Sheridan. Joe era um fora da lei que tinha se envolvido dezessete anos atrás em um acidente com um policial, o levando há trinta e seis meses de cadeia; E o garoto Gary por sua vez tinha que aturar a bebedeira e surras do seu pai, este que já tinha estuprado sua filha e deixado sua esposa louca de tão barra pesada que o sujeito era. Mas e, entretanto mais “casca grossa” que o pai bêbado do corajoso garoto Gary era o tal do Joe; Um sujeito que literalmente obrava para as leis e tinha por hábito dirigir completament

Mamonas Pra Sempre

Mamonas Pra Sempre , dirigido pelo Cláudio Kahns, 2011, Brasil. A verdade tem de ser dita; Doa a quem doer. E a verdade é a seguinte: Os integrantes do grupo Mamonas Assassinas foram assassinados e não vitimados por um trágico acidente aéreo na década de 1990, como o Brasil até hoje acredita, e enumerarei aqui algumas provas do que estou escrevendo. Primeiramente o grupo, apesar de ter seu lado humorístico, tinha letras bastantes politicamente incorretas, metendo o pau principalmente na sociedade mais caretinha. Com suas letras e performances em palco liderado pelo seu líder e vocalista Dinho, o grupo não aliviava com ninguém. Para eles tudo era motivo de brincadeira, porém com verdades que incomodavam aos mais poderosos, como por exemplo, a igreja católica, com um refrão em um dos seus sucessos fazendo a referencia da pedofilia na igreja católica: “ Eu era padre e agora virei gay”. Fato que ainda hoje no Brasil tudo que gera alguma novidade e principalmente essa vinda acompanhada d

Elefante Branco

Elefante Branco , de Pablo Trapero, Argentina/Espanha, 2012. Se achas que as favelas do Rio de Janeiro e São Paulo são barras-pesadas, és porque não conhecestes ainda as favelas paraguaias e este filme mostra exatamente isso com a adesão ao lado ruim dessas favelas, que é o seu tráfico de drogas. A história é a seguinte: Um padre Belga e outro argentino adentram na favela mais casca grossa das redondezas da capital do Paraguai, Assunção, a fim de evangelizar os moradores para a “santa” igreja católica. Todavia antes disso, ou seja, da chegada dos padres, um desses tinha um passado covarde com outra favela casca grossa na própria América do Sul, porém em outro país. O tal padre belga vê seus principais ajudantes de quermesse ser assassinados por bandidos das redondezas, e se esconde para fugir da morte. Este trauma segue o padre em todo o filme, tendo as suas piores conseqüências em sua parte final. Fato é que os padres adentram na favela paraguaia e começam a se envolver em problemas p

In Secret

In Secret , dirigido por Charlie Stratton, com Elizabeth Olsen com uma atuação estupenda protagonizando o filme, e ainda complemetando o gabaritado elenco nomes como: Oscar Isaac, Tom Felton e por fim a talentosa e carismática Jessica Lange em uma das suas mais díficeis e viscerais atuações no cinema, EUA, 2013. A obra audiovisual é baseada no aclamado épico romance do escritor francês Émile Zola, intitulado pelo prória nome da protagonista , Thérèse Raquin, que tanto furor e fervor fez para o ano de 1867 na capital da luzes por suas linhas politicamente incorretas para época. “Quem com ferro fere com ferro será ferido”. Este jargão popular poderia resumir o filme, porém vamos um pouco mais, além disso. A história se passa entre a Inglaterra e a França no final do século XIX. Como protagonista temos Thérese, cujo pai a entrega a tia para criá-la. A tia tinha um filho doente chamado por Camille da mesma idade de Thérese ( na época uns seis anos cada um tinha), de modo que a garota te

Gilbratar- O informante

Inspirado em uma história real o filme Gilbratar- O informante , com direção de Julien Leclercq, França, 2014; É uma trama instigante do inicio ao fim dos seus créditos. Como personagem central temos um endividado pescador, dono de um veleiro e um bar, e uma esposa com um filho recém-nascido para sustentar. As dívidas do pescador iriam mais cedo ou tarde, há acabar por pegar seu veleiro e seu bar. Já antevendo sua falência o pescador aceita trabalhar para na agência de inteligência francesa, em plena Espanha, na cidade litorânea e fronteiriça; Gilbatrar, cuja cidade dá nome ao filme. O pescador instala então na mesa de bilhar do seu bar escutas para acompanhar os papos dos suspeitos a traficantes que lá iam jogar. Em uma dessas escutas o pescador repassa informações valiosas de uma suposta carga de haxixe oriundo do Marrocos para a Espanha. O flagrante tem êxito, porém o que o pescador achou que seria apenas um único trabalho a fim de abonar suas dívidas, se engana totalmente. Quem ent

Antes do inverno

Antes do inverno , de Philippe Claudel, França, 2014. Um relacionamento nunca se acaba da noite para o dia. O cotidiano, as rotinas vão se encarregando em desmoronar relações que jamais imaginariam que iriam ter fim, pos bem esse filme conta um pouco disso. Trata-se de um casal de cinqüentões; O homem era um cirurgião. Sua mulher, também médica, mas não atuando na área por cuidar da família deixa sua vida de lado se tornando assim uma mulher bela, porém sem muitas surpresas em sua personalidade. Certo dia o médico num café é surpreendido pela atendente, abordando e afirmando que ele já tinha a operado há algum tempo atrás. O médico, logicamente, diz que não lembra e vira às costas a moça de origem marroquina. Após isso inesperadamente o médico recebe um ramo de rosa vermelhas todos os dias sem saber quem era o remetente e até brincar com o presente inusitado: “ Parece que até vou há um velório todo santo dia com tantas flores ou querem me matar, só pode ser”. Fato é que ele não estava

Histórias que só existem quando lembradas

Histórias que só existem quando lembradas , de Júlia Murrat, 2011, Brasil. Trata-se de um filme profundo e simples ao mesmo tempo. Quando uma fotógrafa na faixa dos seus vinte e poucos, aparece em uma cidadezinha em que, aparentemente, nada tinha há oferecer e ela ainda assim fica na cidade, a partir daí é que surge a magia do filme, pois o seu enredo se concretiza justamente na secura dos seus personagens, aliais secura não, na simplicidade deles. O filme brinca com temas tabus como morte, velhice assim como crianças brincam com bolas de gude, alias não se vê crianças em todo o filme. A cidade era formada por senhores e senhoras que já passavam dos seus sessentinhas naquele sossego interiorano. Como personagens centrais na trama poética e existencialista da diretora Júlia Murrat ( esta que teve um passado pra lá de turbulado com a ditadura militar, com “direito” a ser torturada e tudo mais, porém isso já é outra história..), além da fotógrafa tínhamos uma senhora, impecavelmente inte